sexta-feira, 18 de maio de 2007

Retiro o que ia dizer.

Já estava me preparando para fazer um elogio ao livre comércio, por ter visto hoje no supermercado uma Norteña (sabemos que se trata de uma cerveja uruguaia, acho que não preciso explicar) de um litro a R$5,89.
Este fato significa para mim, economista que sou, um ganho de bem estar de grande utilidade marginal.

Iria dizer que o livre comércio traz de fato coisas boas aos consumidores, mas que a custo dos produtores nacionais, ou do nosso próprio capitalismo.

Mas eu não vou dizer nada disso porque descobri que quem está distribuindo a Norteña no Brasil é a Ambev, então não tem nada a ver com dolar barato ou livre comércio.

È sem vergonhice de monopolista mesmo.

4 comentários:

A Esquesita disse...

Bom, eu não sabia que Norteña era uma cerveja, então obrigada por explicar.

Anônimo disse...

eu retiraria o que você tem a dizer pelo fato de que Norteña é ruim.

Diogo Bardal disse...

o que tinha a dizer.

Renato Siviero dos Santos disse...

Tem que ver se a AmBev não está só vendendo a marca, como a Kaiser fez com a Sol.

O economista Amartya Sen diz que o livre comércio é importante porque não se pode tirar o direito das pessoas de comerciar com quem elas quiserem. Uma defesa diferente ao liberalismo.