VELAZQUEZ, Diego - Las Meninas
Essa obra é uma das obras mais interessantes que eu pude ver no meu curso de Históra da Arte da faculdade.
À primeira vista ela é "descolada" - mas na verdade é genial.
Antes: Velazquez é um dos maiores pintores espanhóis da toda a história. É, talvez, o maior expoente do Barroco (espanhol com certeza). Era pintor exclusivo de Filipe IV - o Grande. A época também é importante: governos absolutistas + contra-reforma em um país católico.
Mas o Barroco não é só religioso - é também a arte que começa a apresentar cenas mundanas, contidianas. Contidiano, mas a serviço, sempre, das elites dominantesº.
A genialidade do quadro é perceber como ele está sendo pintado - a referência espacial. E como você se coloca diante a ele.
Ah, o quadro representa uma garota da corte sendo "afeitada" pelas amas.
Como disse, à primeira vista ele é descolado: "oras, Velázquez colocou um espelho, e está pintando o que vê". Alguns aspéctos formais bem claros¹: o acentuado contraste entre claro-escuro para dirigir o olhar do espectador e a linha que separa a parte de baixo da figura (aonde se encontram a maioria das representações humanas) e a parte de cima (formados por quadros, o que seja) [essa "linha" está entre a porta e os quadros].
Porém um quadro chama a atenção. À esquerda da porta (em referência ao espectador) vemos um quadro mais claro. Como já dito, no Barroco, o que está "claro" é o que se deve ver. Ele não é só importante por estar claro; a representação saindo pela porta (ou entrando) parece apontar para o quadro.
Nesse quadro está a figura do rei Filipe IV e sua esposa.
Agora o que intriga: aquilo pode não ser um quadro, mas sim um espelho. [Naquele momento acabara de ser inventado o espelho plano, e pela primeira vez as pessoas podiam se ver sem deformações.] Pode ser um espelho porque nós não sabemos o que está sendo pintado na tela representada (aquele com a paleta na mão é o próprio²) - Velazquez pode "estar fazendo" um retrato do rei, e a tela reflete esse momento de criação. Ou não - ele está olhando para um espelho, e a tela que pinta dentro da tela é o que vemos na arte final, e o quadro é quadro.
A intriga é a parte genial, pois a dúvida está justamente no local onde estamos nós, observadores. Ou seja, "a dúvida somos nozes³". E a tela se interpreta pelo ponto de vista que você quer ter: você pode ser o rei, ou pode ser o espelho. Ou você é o poder, ou você só é reflexo desse poder (dessa sociedade). Ou você age, ou o que tem a fazer é observar*. Essa era a sociedade absolutista em que Velazquez vivia.
Bravo.
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º essa questão pode ser amplamente discutida - e eu mesmo não acredito em uma pejorativa tão dura - mas uma coisa é certa: a arte (e principalmente naquele momento; não que hoje não ocorra) reflete os valores da classe dominante.
¹ existem alguns outros aspéctos formais que não são tão claros - se tivéssemos um close da obra veríamos que Velázquez não pinta com o que vulgarmente chamamos de "contorno" - ele faz pinceladas rápidas, e o contraste entre as cores é o que delineia a forma das representações (ao contrário do Renascentismo).
² ele não andava com aquelas roupas normalemente, nem às usava para pintar. Aquela roupa é sua vestimenta de Cavaleiro do Rei** (é isso que a cruz vermelha significa).
³ erro proposital - ver "Árvezes semos nozes"
* frase da segunda edição - originalmente "Ou você age, ou você observa". Não existe prerrogativa revolucionária, ou de qualquer tipo de ação, na obra.
** nota: a vestimenta também é importante [mas coloco sua importância aqui, pois não pode ser compreendida sem a leitura total do texto - e eu não sei em que ordem vocês lerão as notas]. Velazquez não usava aquelas roupas normalmente, nem durante seu ofício. Ele poderia ter se vestido especialmente para esta ocasião (e assim se retrata diante um espelho - e você é o espelho) ou a usava por esta na presença do rei (e era de se esperar que usasse em momentos importantes - e com o rei todos os momentos são importantes - e você é o rei). Mas uma coisa é certa: ele está apresentando sua posição em sua sociedade.
[indispensável notar que não há charada - há interpretação]
11 comentários:
Ok, fag.
qual comentário foi excluído? ahaha
O cara que fez que deletou - não fui eu.
Ou alguém que pode postar deletou.
o que seraqye estava escrito ?
"This post has been removed by the author."
Eu acho.
Adorei isso!
Já tinha visto esse quadro na minha aula de artes na 8ª série, antes do meu professor de artes falecer.
Ele comentou o quadro um pouco parecido com a forma que vc o fez. Estava falando sobre luz e sombras tbm. Porém, ele citou a imagem do rei Filipe IV - O Grande* e sua esposa como um espelho e supôs que a menina que está sendo "afeitada" pelas damas seria uma de suas oito filhas, com uma de suas duas esposas.
Nunca tinha escutado ou lido nada a respeito de Velazquez estar olhando para um espelho. Essa interpretação é bem legal!
*Fui dar uma olhada na Google sobre o rei e achei que ele reinou tanto na Espanha (onde era conhecido como Filipe IV), quanto em Portugal (onde era conhecido como Filipe III). Na Espanha era chamado de "O Grande" e em Portugal de "O Opressor". Só de curiosidade.
Devo a interpretação a meu professor de História da Arte, Jorge Paulino.
Nessa obra concordo plenamente sua interpretação.
"sua" refere-se ao seu professor ou a mim????
Meu professor.
Hum, ok.
Eu tbm concordo.
^^
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