domingo, 4 de março de 2007

Super Clássico

Semana que vem entram em campo, no Camp Nou, Barcelona e Real Madrid, para jogarem o que, na Espanha, é chamado de "Super Clássico" (fica mais legal se você imaginar o sotaque espanhol de um comentarista da ESPN).

Esse jogo, na Espanha, tem um peso gigantesco. Primeiro, são os dois maiores times do país, e as torcidas mais rivais. Além disso, o time do Barcelona nesse dia mais que nunca representa a região da Catalunha, a noroeste da Espanha, e seu sentimento libertário¹ em relação ao país latino e justamente contra o maior time da capital espanhola, o que "apimenta" o clássico.

Mas, para não falar dele, falemos de nós; qual é o Super Clássico brasileiro? Bem, esse jogo não existe, pelo menos não em dimensões nacionais. Corinthians e Flamengo, se sobram como maiores torcidas do país, faltam em rivalidade, e não houve nenhuma vez uma disputa entre os dois times por algum título importante².

Já, em dimensões estaduais, alguns clássicos ficam muito claros: Bahia x Vitória (Ba-Vi), Grêmio x Internacional (Gre-Nal), Cruzeiro x Atlético MG. Mas, nos estados onde existem mais de dois times grandes, a discussão pode dar muito pano para manga.

Não é à toa faço esse post hoje, mas sim porque nesse domingo ocorreu o Super Clássico do estado de São Paulo: Corinthians x Palmeiras, pelo campeonato Paulista.

Tá, Corinthians x Palmeiras só por que você quer? Não, existem explicações para isso.

A rivalidade entre times é histórica, é um fenômeno histórico. E a história recente, de 25 anos para cá, aponta que a maior rivalidade no estado e na capital é entre palmeirenses e corinthianos. Mesmo com o São Paulo tri-mundial nesse período, ele não conseguiu entrar no meio desses dois times (não que quisesse entrar). Nem as três eliminações nas libertadores de 94, 05 e 06 fizeram com que palmeirenses mudassem seu foco para o time tricolor.

Na década de 90, após a era Telê, Palmeiras e Corinthians tinham os melhores times da cidade. Três decisões seguidas em campeonatos Paulistas, uma em um brasileiro e alguns torneios menores, como o Rio x São Paulo fizeram com que a geração que tem a minha idade, hoje, e que torce para um dos dois times visse prontamente o seu rival maior. As duas eliminações do Corinthians pelo Palmeiras nas Libertadores de 99 e 2000³ foram decisivíssimas para a manutenção desse confronto com o Super Clássico Paulista.

Não querendo enganar ninguém: se for pela qualidade dos times, o super clássico ocorre semana que vem, no jogo Santos x São Paulo.

Mas, como disse, a rivalidade é um fenômeno histórico. Meu pai, santista, tem como maior rival o Corinthians, e seus amigos também preferem ganhar do Santos do que do Palmeiras. Vi, uma vez, no Debate Bola*, que o maior rival do São Paulo durante muito tempo foi o Palmeiras, por uma disputa de um título nos anos 70. Hoje, quem tem até 30 anos de idade sabe que o maior clássico do estado é Palmeiras x Corinthians, mesmo porque os momentos de superioridade do São Paulo foram sempre um tanto isolados, e sempre com triunfos internacionais (com excessão ao brasileiro do ano passado) - títulos que valem muito, mas que não criam rivalidades.

Porém, é sabido que a torcida corinthiana é a mais odiada, por todos os outros torcedores - então, pergunte para eles quem é seu maior rival, e a resposta será Palmeiras. Como diz o personagem do Lima Duarte, no Boleiros: "Você não sabe o que é um Corinthians e Palmeiras!"

----------------------------------------------------------------

¹ Para quem não sabe, o Estado Espanhol foi formado da reunião de regiões do país - a mais rica, Castella, acabou impondo a cultura e sua língua - mas existem mais 3 línguas oficiais na Espanha, das outras três regiões que fizeram parte da unificação. A Catalunha e o País Basco são duas regiões que buscam, ou pelo menos gostariam de ter, sua unificação.

² Não que eu saiba, mas eu também não pesquisei.

³ A eliminação de 2000 foi, talvez, a partida mais importante para que a rivalidade mantivesse-se viva. Principalmente com o pênalti final, quando se encontraram os maiores ídolos de cada torcida, e Marcos, ídolo palmeirense, saiu-se melhor sobre o Marcelinho, fazendo com que o time alvi-verde triunfasse sobre o rival pelo segundo ano seguido.

* Doutor Osmar disse isso, e Marco Aurélio Cunha concordou, sem contestar.

4 comentários:

A Esquesita disse...

Legal saber disso... eu achava mesmo que um Super Clássico seria com o Flamengo, mas não sabia de todas essas rivalidades e tal...

Renato Siviero dos Santos disse...

Provavelmente o Super Clássico do Rio seja Flamengo x Vasco.

Mas não posso dizer com certeza, mesmo sendo o Flamengo x Fuminense (Fla-Flu) mais famoso.

A Esquesita disse...

Tem razão.

Anônimo disse...

Uma vez fizeram chacota de mim no colégio pq eu disse q o São Paulo já havia sido o maior rival do Palmeiras e q esse lance com o corinthians era mais recente.

Gostei de vc ter mencionado isso.