quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

SobreNatural

Hoje cheguei em casa da faculdade e minha mãe estava vendo o SuperPop, aonde o "paranormal" do programa dizia que atores que fazem personagens ligados a paranormalidades, se tiverem um espírito sensível, podem abrir seus leques para a recepção de forças "sobre-materiais" e que, se esses indivíduos não tiverem a alma protegida, poderão receber só maus-espíritos e que teria problemas na "vida-de-verdade".

Ele até chegou a citar o maninho que faz a novela das 6, agora, que pegou pneumonia, viroses, já foi afastado das gravações várias vezes, etc.

O que, seria, então, uma alma protegida? Ele falava assim: "a alma tem que ser protegida por Deus". Uma convidada "atriz" que estava no programa perguntou: "e se ele for de outra religião, tipo budista?", e o médium dizia: "se ele for budista, ele vai meditar para encontrar Deus".

Ou seja, a resposta é Deus. Só que, desculpem-me alguns, mas existe a possibilidade de Deus não existir, em espírito ou como seja. Mas a fé existe, e é isso que o médium deveria ter falado - e não falou porque ele não quis, e não porque quis falar e se expressou mal.

A fé ajuda as pessoas porque as pessoas acreditam naquilo em que elas têm fé. Simples assim. A Igreja, seja ela qual for, ou a religião, só funciona se você acreditra nela, e, se você acredita, ela realmente funciona.

Lembro de um texto que li em algum momento na minha vida escolar que falava alguma coisa assim:

"As plantadoras de batata, ao plantarem as sementes, fazem uma dança ritual, e acreditam que o sucesso da lavoura está ligado a essa dança. Qualquer um de fora sabe que o sucesso de uma colheita futura está ligada a outros fatores, como o cuidado com a plantação e condições climáticas e do solo. Só que, ao fazer a dança, essas mulheres acreditam que a lavoura será protegida pelos deuses, empenham-se mais em seu trabalho, e, no final das contas, a dança influencia diretamente para o sucesso da colheita".

A fé funciona assim: uma vez que se acredita em alguma coisa, você melhora seu estado psicológico, o que faz com que você consiga realizar tarefas, e de fato viver sua vida, de uma forma melhor.

Existe um documentário sobre fisíca-quântica que deixa isso bem claro, e vai mais longe - toda a sua limitação física, está, de fato, na sua cabeça, e que, se você realmente acredita que pode fazer alguma coisa, realmente acredita, você poderá fazê-la; seja andar-sobre-as-águas ou voar - Matrix!

Uma coisa é certa - a fé pode, e provavelmente vai melhorar a sua vida. Seja em algum deus, na ciência, comunismo-revolucionário, o que for. O que diferencia o homem dos outros animais e que está presente em todas as sociedades humanas, é o fato do homem ter criado símbolos com significado abstratos e uma explicação para sua existência - o que chamamos de religião. É quase impossível imaginar que o homem possa viver sem essas duas coisas.

6 comentários:

Diogo Bardal disse...

Superpop é o melhor programa da televisão brasileira hoje.

Renato Siviero dos Santos disse...

Ia colocar isso no texto, mesmo.

A Esquesita disse...

Renato, eu adorei o seu texto!
De verdade, acho que foi super bem escrito... Gostei muito mesmo!
Parabéns!

Diogo Bardal disse...

tem que fazer um artigo só elogiando o superopop.

Renato Siviero dos Santos disse...

Esse eu deixo para você, Diogo.

E obrigado, Ana.

A Esquesita disse...

Não por isso Renato.
; )